Mamas de tamanho aumentado podem causar vergonha e sofrimento psicológico. O termo ginecomastia refere-se ao aumento benigno do tecido mamário glandular em homens, associado ou não ao excesso de pele e acúmulo de gordura, podendo deixar as mamas com aspecto feminino.
O aumento do volume mamário pode ocorrer devido ao acúmulo de gordura (lipomastia), mas sem aumento da glândula mamária. Esta condição é relacionada principalmente com a obesidade, sendo chamada de pseudoginecomastia ou “falsa ginecomastia”.
A ginecomastia é um problema comum na população masculina, particularmente em adultos jovens. O crescimento da mama é fisiológico durante a puberdade, regredindo nos últimos anos da adolescência. Ocorre também no período neonatal (em bebês) e na velhice.
Na maioria dos casos, trata-se de um problema idiopático (isto é, sem causa conhecida), mas há vários fatores relacionados, como o uso de anabolizantes, maconha, abuso bebida alcoólica, cirrose hepática e medicamentos (espironolactona, finasterida, ranitidina, cimetidina, cetoconazol, alticonvulsivantes). Outras causas incluem os tumores da glandula supra-renal, tumores hipofisários, tumores testiculares e hipertireoidismo.